Bacalhau na mesa, vinho a mais, lareira acesa e conversas constrangedoras sobre se finalmente arranjei um homem para me livrar desta malvada vida de trintona solitária. O meu Natal é muito isto. Mas, sobretudo desde que trabalho em publicidade, é também maravilhar-me com os anúncios do ano, que tentam continuamente superar os do ano anterior. Emocionais de puxar à lágrima, cómicos ou com uma mensagem política; há para todos os gostos. Certas marcas tornaram-se uma verdadeira potência no que diz respeito a anúncios de Natal, tanto que em novembro já estamos ansiosos por ver o que nos trazem – é o caso da britânica John Lewis, que logicamente tem de figurar nesta minha lista. Without further ado, estes foram os meus favoritos de 2018.

Google – Home Alone again
Agência: Arts and Letters Creative Co.

A Google tornou o Natal ainda mais Natal com o regresso de Kevin McCallister. Não aquele que estamos habituados a ver todos os anos com o Home Alone dos 90, falamos de um Kevin dos dias de hoje. Este Kevin, claro, conta com muito mais do que maçanetas a ferver e ferros de engomar: é o Google Assistant que lhe permite dar início à Operação Kevin e afugentar os desgraçados Wet Bandits. O anúncio recria outras cenas icónicas do filme (sim, a do aftershave está lá), tendo sido feito um trabalho impecável de cópia de decoração, adereços e planos.

Comitê Internacional da Cruz Vermelha – The one gift Santa can’t deliver
Agência: Adam & Eve/DDB

É normal que os anúncios de Natal nos emocionem, mas os do Comitê Internacional da Cruz Vermelha fazem-no a todo um outro nível. Nesta campanha a organização foca-se nas crianças separadas das famílias por conflitos ou desastres naturais, que, no Natal, têm como único desejo poder voltar a estar com os seus. O anúncio passa a mensagem “The only gift some children want this Christmas is their family” com o impacto a que já nos acostumou. O Pai Natal desloca-se por uma zona de conflito em imagens escuras e sombrias, que contrastam com o único elemento de cor viva, o característico fato da personagem. Os tiros e explosões, por sua vez, contrastam com uma irónica banda sonora, a canção Happy Holiday. Muito bem feito.

Iceland – Say hello to Rang-tan
Foi um dos anúncios mais discutidos este Natal e acabou banido da televisão por ser “demasiado político”. Os supermercados Iceland e a Greenpeace apelaram a um Christmas amigo dos orangotangos, numa campanha contra o uso de óleo de palma na produção de alimentos dados os efeitos negativos desta indústria nas florestas tropicais e animais que ali vivem. Conhecemos Rang-tan, um orangotango que resolve refugiar-se no quarto de uma menina depois de perder o seu lar. Emma Thompson dá voz, de forma soberba, à narração de um texto escrito com engenho, de mensagem potente. A beleza da animação faz o resto.

John Lewis & Partners – The boy and the piano
Agência:
Adam & Eve/DDB

A John Lewis continua a surpreender e a emocionar nesta época do ano. Em 2018 tocou esta minha alma musical com mais profundidade ao apresentar uma campanha com Sir Elton John que nos lembra o poder que um presente pode ter. Acompanhamos a vida e carreira de John em ordem inversa à cronológica, com o artista a interpretar a “Your Song” em diferentes ocasiões, e acabamos com o momento em que ele, em criança, recebe da mãe o seu primeiro piano. O copy final encerra o anúncio na perfeição: “Some gifts are more than just a gift”.

Apple – Share your gifts
Agência: Media Arts Lab / Produtora: Buck Studios

Esta é outra campanha que me aquece o coração: um filme de animação que conta a história de uma miúda que dá asas à sua criatividade sempre que lhe é possível, mas que não tem coragem para a mostrar ao mundo. Acredito que este argumento foi suficiente para conquistar muitas pessoas, que certamente se identificam com a aspirante a escritora (e se apaixonam pelo cão desta, o amigo que acaba por a ajudar a soltar o trabalho criativo que escondia). Mas o que é realmente incrível neste anúncio é a produção, que a Apple revelou através deste vídeo de making off. A equipa combinou computação gráfica com um fantástico cenário em ponto pequeno, uma cidade construída à mão minuciosamente para tornar o anúncio mais realista e humano.

 

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: